FORTALEZA / SÃO PAULO - BRAZIL

lino villaventura

PERFIL DO ESTILISTA LINO VILLAVENTURA

 

A trajetória da marca Lino Villaventura se confunde com a do próprio estilista.

O início de tudo foi em 1973, quando Lino fez sua primeira peça: um colete todo bordado o qual presenteou Inez Villaventura, na época, sua namorada. Mas, profissionalmente, começou sua carreira em 1978. Em 1980, inaugura sua primeira loja em Fortaleza, em parceria com Inez, sua companheira e sócia.

A marca Lino Villaventura foi registrada em 1982.

A partir daí, Lino Villaventura firmou seu nome com um estilo muito pessoal tornando-se um dos representantes mais significativos da moda brasileira.

Em outubro de 1987, arede de televisão francesa FR3 veio ao Brasil para a produção do documentário “Brasil, País da Esperança” e deslocou sua equipe até  a cidade de Fortaleza para fazer uma reportagem com o estilista, escolhido como o representante oficial da moda brasileira.

Em outubro de 1989, Lino Villaventura foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil na feira de moda “World Trade Fashion Fair”, realizada em Osaka, no Japão. Seu desfile ganhou ampla cobertura na imprensa Japonesa e do jornal “Financial Times”.

O trabalho de Lino Villaventura é reconhecido internacionalmente também pelos profissionais das áreas de design e artes plásticas. Em 1988, o Stedelijk Museum, de Amsterdan adquire um vídeo de registro de vários trabalhos do estilista para seu acervo.

No início dos anos90, amarca partiu para a criação da roupa sob medida, atualmente uma das maiores fontes de renda da Empresa.

Em 1995, o estilista participou da exposição internacional “Art to Wear – Kunst als Kleidung”, em Dusseldorf, Alemanha.

Ao longo de sua trajetória, a atuação na moda foi se desdobrando para além da idéia inicial das roupas sob medida. Pela forte vocação para criar o original, o caminho para o mundo do cinema e do teatro aconteceu naturalmente. Nos anos 90, ele passou a desenvolver também figurinos para grandes filmes e espetáculos.

Destaque para o figurino do filme “Bocage, O Triunfo do Amor”, de Djalma Limonge Batista, e do espetáculo “Dorotéia – Uma Farsa Irresponsável em Três Atos”, de Nelson Rodrigues, indicado para o Prêmio Shell de Teatro como melhor figurino de 1996. Em outubro de 1997, fez o figurino para “Viúva, porém, honesta”, também de Nelson Rodrigues.

Presente no São Paulo Fashion Week desde a sua primeira edição, em julho de 1996, Lino encanta pela magia, suntuosidade e exuberância de seus desfiles. Com referências múltiplas e verdadeira paixão por cultura e arte, costuma se aprofundar em temas relacionados à brasilidade.

Um de seus melhores trunfos é a arte de tinturar e transformar tecidos. Instigante, utiliza materiais que fogem do óbvio para criar novas texturas, nervuras e inconfundíveis patchworks. Tanto na passarela como fora dela, as criações de Lino são impactantes e possuem identidade, com um marcante caráter hand made. Todo esse engenhoso trabalho é feito por uma qualificada equipe de 50 profissionais, comandada pelo estilista, com maestria.

Lino Villaventura tem participado sempre de vários programas da televisão brasileira como: GNT Fashion, Documentários da Fashion TV, Moda Esporte Clube da MTV, Hebe Camargo, Sem Censura, Jornal Hoje (Rede Globo), Ana Maria Braga, Márcia Peltier, entre outros, provando a credibilidade e a admiração por um trabalho que tem como prioridade a qualidade, a personalidade e a criatividade.

Recentemente, recebeu homenagem da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará pela importância de sua obra para o desenvolvimento cultural do Estado. Em Curitiba, foi homenageado, e fez uma exposição de seu trabalho.

No Rio de Janeiro, recebeu  quatro indicações para o prestigiado “ IV Prêmio Rio Sul de Moda” de 1997. Ficou com o prêmio de Melhor Desfile e o prêmio Especial do júri, o mais importante do evento. Ainda em 1997, no Rio de Janeiro, foi premiado pelo Senai-Cetiqt pelo conjunto de sua obra.

Participou da exposição “A Arte do Brasil em Beirute”, no Museu Sürsoak um dos mais importantes do Oriente Médio, no Líbano, com curadoria da arquiteta Janete Costa.

Ganhou o prêmio agulha de ouro no “III Agulhas da Alta Moda”, em setembro de 1999, em São Paulo.

Em setembro de 2004, o estilista desfilou sua coleção Verão 2005 como convidado do  Salão de Pret-à-Porter,em Paris. Nomesmo ano o estilista criou modelos inéditos de roupas para a boneca Barbie à convite da Mattel, fabricante mundial da boneca

Em 2005, participou como convidado especial da Fashion Week de Praga, República Tcheca. Ainda em 2005, Lino Villaventura participou das comemorações do ano do Brasil-França, realizando showroom juntamente com outros estilistas da ABEST – Associação Brasileira de Estilistas – no hotel Crillon, em Paris. Em novembro de 2005 realizou show room em Tóquio, no Japão juntamente com outros associados da ABEST.

Em maio de 2006 levou sua coleção para apresentação especial em Viena, na Áustria, a convite da empresa de cristais Swarovski. Em novembro de 2006 o estilista participou do especial: “Eyes on Brazil” produzido pela CNN Internacional destacando  a moda de Lino Villaventura.

Atualmente, Lino Villaventura intensifica a venda de seu prêt-à-porter em lojas segmentadas de diversas cidades brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e de suas lojas próprias, nas cidades de São Paulo e Fortaleza. Fora do País o estilista tem suas roupas comercializadas na França, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Arábia Saudita e Dubai, nos Emirados Árabes.

Periodicamente, o estilista tem suas peças fotografadas em editoriais de publicações nacionais como: Vogue, Elle, Marie Claire, entre outras, eem publicações Internacionaiscomo: Collezione, L’Officiel Homme, Maglieria Italiana, entre outras.

 

 HISTORICAL OF THE FASHION DESIGNER LINO VILLAVENTURA

The path of the mark Lino Villaventura is confused with the own fashion designer.

The mark Lino Villaventura exists since 1982, when the fashion designer opened its first shop inFortaleza, in partnership with Inez Villaventura.  His professional career began in 1978 with small outputs of limited circulation.

Then, Lino Villaventura fixed in the national fashionable market with a very personal style becoming one of the most significant representatives of the Brazilian fashion.

In October of 1987, the French television FR3 came toBrazilfor the production of the documentary “Brazil, Country of the Hope” and dislocated his team toFortalezato make a reporting with the fashion designer, chosen like the official representative of the Brazilian fashion.

Shortly afterwards, Lino Villaventura was invited by the Itamaraty for represent Brazil in the fashionable fair “World Trade Fashion Fair”, carried out in Osaka, in Japan, at October of 1989.  His catwalk show got broad cover in the Japanese press and in the newspaper “Financial Times”.

The work of Lino Villaventura is recognized internationally also by the professionals of the areas of design and plastic arts.  In 1988, the Stedelijk Museum of Amsterdan acquires a video record of several works of the fashion designer for his collection.

In 1995, the fashion designer participated of the international exposition “Art to Wear – Kunst als Kleidung”, inDusseldorf,Germany.

Diversifying his line of action, the fashion designer began it develop models for Movies and Theater.  Highlight for the model of the film “Bocage, The Triumph of the Love”, of Djalma Limonges Batista, and of the spectacle “Dorotéia – An Irresponsible Farce in Three Acts”, of Nelson Rodrigues, nominated for the Prize Shell of Theater as better model of 1996.  In October of 1997, made the model for “Widowed, however, honest”, also of Nelson Rodrigues.

The mark participates since to first edition of the “São Paulo Fashion Week”, in July of 1996.

The fashion designer already participated of programs in all the nets of Brazilian television as:  GNT Fashion, Hebe Camargo, Moda Esporte Clube of the MTV, Sem Censura, Jornal Hoje, of the Globo, and others, proofing the credibility and the admiration by a work that has like priority the quality, the personality and, of course, the creativity.

Received homage of the Secretary of Culture of the State ofCearáfor the importance of his work for the cultural development of the State.  InCuritiba, was honored, and made an exposition of his work.  InRio de Janeiro, received four indications for the sanctioned “IV Prize South Rio Fashion” of 1997.  He got the prize of Better Show and the Special Prize of the Jury, the most important one of the event.  Still in1997, inRio de Janeiro, was a prizewinner by the Senai-Cetiqt by the assembly of its work.

Participated of the exposition “The Art of Brazil inBeirut”, in the Museum Sursoak one of the most important of the Middle East, in theLebanon, with curators of the architect Janete Costa.

Win the prize golden needle in the “III Needles of the High Fashion”, in September of 1999.

In 2004 the fashion designer showed and carried out showroom of his collection Summer 2005 as invited of the Parlor of Pret-à-Porter, inParis.  In the same year created unpublished models of clothes for the doll Barbie to the invitation of Mattel.

In 2005, participated as special invited of the Fashion Week of Prague.  Still in 2005, Lino Villaventura participated of the commemorations of the year ofBrazilinFrancecarrying out showroom jointly with others fashion designers of the ABEST – Brazilian Association of Fashion Designers – in the hotel Crillon, inParis.  Also it carried out showroom in theJapanjointly with others associated of the ABEST.

In May of 2006 led his collection for special presentation inVienna,Austria, to invitation of the company of crystals Swarovski.  In November from 2006 the fashion designer participated of the special: “Eye onBrazil” produced by the CNN International highlighting the wealth and beauties as the fashion of the designer.

At present, Lino Villaventura intensifies the sale of his prêt-à-porter in shops segmented of diverse Brazilian cities:  Brasília,Rio de Janeiro, Vitória,Belo Horizonte,Recife,Porto Alegreand of his own shops, in the cities ofSão PauloandFortaleza.  Outside of the Country the fashion designer has his clothes traded inDubai, in the Arabian Emirates,Portugal,United States,France,SpainandSaudi Arabia.

Periodically the fashion designer has its pieces photograph in editorial of national publications as:  Vogue, Elle, Marie Claire etc. and in International publications as:  Collezione, L’ Officiel Homme, Magllieria Italiana among others.

 

 

LINO VILLAVENTURA

ENDEREÇOS

 SÃO PAULO  

rua  bela cintra, 1938 – jardim paulista

cep 01415-002

tel: +55 11 3083 5937  / +55 11 3083 4019

são paulo – sp

FORTALEZA

avenida senador virgílio távora, 304 – loja 316 -  meireles

cep 60170-250

tel: +55 85 3261 26 20 / +55 85 3261 08 42

fortaleza – ceará

FABRICA

rua  vicente leite, 1374 – aldeota

cep  60170-150

tel: +55 85 3244 29 33 /  +55 85 3261 70 79

fortaleza – ceará

 

 

10-O RESUMO DA MODA - Lino Villaventura
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